15 de abr. de 2010

CARTELÃO RELENDO FREUD

Data: 15/04/2010
Horário: 21h
Local: Sede da APPOA

Os capítulos VIII e IX da obra de Freud “A Psicopatologia da Vida Cotidiana” (1901) constituem o texto em torno do qual estaremos reunidos para o evento RELENDO FREUD deste ano de 2010.
Esta é uma das atividades do ano de trabalho em torno do eixo “O Ato Psicanalítico”.
No dia 25/03 tivemos a primeira reunião do Cartelão quando esteve em pauta o capítulo VIII, sobre “Atos descuidados”.
Na próxima quinta, dia 15/04, Convidamos a todos os interessados, a dar prosseguimento à discussão, nesta vez, dedicada a “Atos casuais e sintomáticos”.
As colegas Denise Mairesse e Heloísa Marcon irão lançar questões para o debate, iniciando os trabalhos deste dia.
Em seu Seminário o Ato Psicanalítico, ao se referir ao texto freudiano, em especial a estes capítulos, Lacan (22/11/1967) refere:

“É precisamente aqui que toma seu valor a chamada que fiz para a ambigüidade deixada na base conceitual da psicanálise entre motricidade e ato; e é seguramente em razão desses pontos de partida teóricos que Freud favorece esse deslocamento, precisamente no momento em que, no capítulo ao qual talvez tenha que voltar daqui a pouco, relativo ao que é a ação equivocada, Vergreifung, como ele a designa. Ele lembra que é bem natural que se chegue, depois de sete ou oito capítulos, ao campo do ato, já que, como a linguagem, diz ele, continuaremos ali no plano motor. Por outro lado, é claro que tudo o que está nesse capítulo e no que o segue, o das ações acidentais ou ainda sintomáticas, não se tratará jamais senão dessa dimensão que colocamos como constitutiva de todo ato, a saber, sua dimensão significante.” (p. 32; ed. EEP).

Coordenação: Liliane Seide Froemming e Maria Ângela Brasil

Atividade gratuita e aberta a todos os interessados

--------------------------------------------------------------------------------

Associação Psicanalítica de Porto Alegre - APPOA
Rua: Faria Santos, 258 - Petrópolis – Porto Alegre – RS
Fones: (51) 3333.2140 ou (51) 3333.7922
appoa@appoa.com.br – www.appoa.com.br

2 comentários:

  1. Vocês publicarão algum artigo sobre a leitura e discussão feita? gostaria de encaminhar a uma amiga de trabalho que vive caindo tombos feios e começa a ficar preocupante.

    Abraços,
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Olá, Marcia... logo que souber se será publicado algo eu posto aqui, ok? Mas na obra de Freud vc encontrar os melhores textos! Textos de 1901!
    Obrigada e um abraço pra vc tb!

    ResponderExcluir